Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Educação Unisinos
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 24 (2020)
Vol. 24 (2020)
Published:
2020-09-21
Editorial
Apresentação
Isabel Bilhão
1-1
PDF (Português (Brasil))
Articles
“A gente senta e vai escrever”: apropriação de práticas de letramento e da cultura escrita no desenvolvimento de Projetos Sociais Xakriabá
Augusta Aparecida Neves de Mendonça, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
1-16
PDF (Português (Brasil))
Por uma nova Geografia Escolar: a avaliação dos programas e livros didáticos de geografia pela Caldeme
Juliana Miranda Filgueiras
1-17
PDF (Português (Brasil))
Professoras Especialistas Pioneiras na Educação de Surdos em Sergipe (1957-1962)
Catharine Prata Seixas, Solyane Silveira Lima, Verônica Reis Mariano Souza, Jorge Carvalho Nascimento
1-19
PDF (Português (Brasil))
Grounded Theory: conceito, desafios e os usos na Educação Histórica
Ana Beatriz Accorsi Thomson, Marlene Cainelli
1-19
PDF (Português (Brasil))
A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal
Ramon de Oliveira
1-20
PDF (Português (Brasil))
(Des)colonização, interculturalidade crítica e escola indígena na contemporaneidade
Marta Coelho Castro Troquez, Adir Casaro Nascimento
1-18
PDF (Português (Brasil))
Violência sexual contra crianças: a categoria de gênero nos estudos da educação
Raquel Baptista Spaziani, Cláudia Pereira Vianna
1-19
PDF (Português (Brasil))
Grêmio estudantil e rostidades e agenciamentos binários: capturas curriculares na contemporaneidade
Amarildo Inácio dos Santos, Gicele Maria Cervi
1-17
PDF (Português (Brasil))
Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico
Altair Alberto Fávero, Marcio Giusti Trevisol
1-19
PDF (Português (Brasil))
Elementos para uma fundamentação filosófica da ludologia: critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação
Leonardo Dias Avanço, José Milton de Lima
1-15
PDF (Português (Brasil))
Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguaia em tela
André Mendes Salles
1-18
PDF (Português (Brasil))
As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola
Telma Pileggi Vinha, Cesar Augusto Amaral Nunes
1-13
PDF (Português (Brasil))
As estratégias dos egressos do Prouni em relação aos seus pais: o ensino superior como um momento de ruptura familiar
Ruy de Deus e Mello Neto
1-18
PDF (Português (Brasil))
O ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática Interdisciplinar
Carla Madalena Santos, Pedro Donizete Colombo Junior
1-17
PDF (Português (Brasil))
Educação e a pesquisa etnográfica crítica: a qualidade das relações entre os sujeitos
Júlia Pereira Damasceno de Moraes, Geraldo Augusto Locks
1-15
PDF (Português (Brasil))
Pesquisas sobre o Ensino Religioso na Escola Pública brasileira: visões em disputa
Isabel Maria Sabino de Farias, Alexsandro Macêdo Saraiva
1-20
PDF (Português (Brasil))
A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras
Matheus Lima Frossard, Ronildo Stieg, Wagner dos Santos
1-16
PDF (Português (Brasil))
Enunciações de professores sobre a formação para atuar na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: confluências de um estudo comparado
Adenilson Souza Cunha Júnior, Leôncio José Gomes Soares, Violeta Rosa Acuña Collado
1-17
PDF (Português (Brasil))
Biopolítica, racismo estrutural-algorítmico e subjetividade
Mozart Linhares da Silva, Willian Fernandes Araújo
1-20
PDF (Português (Brasil))
As ações dos alunos no ciberespaço: reflexões a partir do projeto “crimes virtuais”
Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo, Martha Kaschny Borges
1-14
PDF (Português (Brasil))
A Pedagogical Architecture from a hybrid course in a U.S media course: focused on digital competences
Patricia Alejandra Behar, Hui Soo Chae, Gary Natriello, Ketia Kellen Araújo da Silva
1-27
PDF
Do universal ao singular: algumas questões candentes no debate recente sobre gestão (democrática) da educação
Aline Bettiolo dos Santos, Elton Luiz Nardi
1-14
PDF (Português (Brasil))
Portraits of the evaluation of higher education: presentation of cases from Brazil, Portugal and England
Camila Ferreira da Silva, Rodrigo de Macedo Lopes, Mariana Gaio Alves, Georgia Sobreira dos Santos Cêa
1-15
PDF
Ciência escolar, tecnologia e meio ambiente: interesses e opiniões de alguns estudantes de Cuiabá-MT
Graciela Silva Oliveira
1-15
PDF (Português (Brasil))
Mestrado profissional brasileiro: em busca da institucionalização plena
João Pedro Aparecido Vicente, Wenceslau Gonçalves Neto
1-19
PDF (Português (Brasil))
Ensinar geografia é ensinar a ver? Notas de um exercício com imagens em livros didáticos
Ana Paula Nunes Chaves
1-12
PDF (Português (Brasil))
Aprendizagem de equações de primeiro grau por alunos com deficiência intelectual: possibilidades e limites
Bento Selau, Katiúscia Texeira Dias Ortiz, Marta Cristina Cezar Pozzobon
1-18
PDF (Português (Brasil))
Gestão das (próprias) carreiras: o governamento do humano como capital
Maurício dos Santos Ferreira, Clarice Salete Traversini
1-16
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche
Apresentação do Dossiê
Catarina Moro, Mônica Appezzato Pinazza
1-7
PDF (Português (Brasil))
Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil
Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves
1-19
PDF (Português (Brasil))
Desvendando as pedagogias da creche: o que são práticas pedagógicas transmissivas em um berçário?
Andréa Costa Garcia, Mônica Appezzato Pinazza, Maria Carmen Silveira Barbosa
1-21
PDF (Português (Brasil))
“Pode deixar rasgar?” Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche
Nazareth Salutto
1-19
PDF (Português (Brasil))
A relação entre adultos e crianças na educação infantil: reflexões emergentes no observatório da cultura infantil – OBECI
Paulo Sergio Fochi
1-18
PDF (Português (Brasil))
Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca
Lenira Haddad
1-16
PDF (Português (Brasil))
Initial professional studies for working with children under-three: Contemporary trends in Europe and Australasia
Sara Barros Araújo, Katherine Bussey
1-18
PDF
Agrinido, um encontro das crianças com a natureza em territórios rurais, na Itália
Catarina Moro
1-19
PDF (Português (Brasil))
Jornadas de envolvimento parental em creche – um estudo longitudinal
Joao Manuel Formosinho, Filipa Passos
1-19
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas
Apresentação do Dossiê
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Sueli Fernandes
1-7
PDF (Português (Brasil))
Políticas Linguísticas na Educação de Surdos em Portugal
Paulo Vaz Carvalho, Ana Mineiro
1-11
PDF (Português (Brasil))
O(s) lócus da oferta da educação bilíngue para surdos segundo os planos estaduais e distrital de educação
Rubia Carla Donda da Silva, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
1-17
PDF (Português (Brasil))
Discursos sobre a educação bilíngue para surdos: pesquisas e dados estatísticos nas relações de saber-poder-verdade que produzem essa educação
Ingrid Ertel Stürmer-Ingrassia
1-22
PDF (Português (Brasil))
Interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais: reflexões sobre a educação bilíngue para surdos
Anne Caroline e Silva Goyos Nascimento, Sueli de Fátima Fernandes, Jefferson Diego de Jesus
1-18
PDF (Português (Brasil))
Literatura de Língua de Sinais, Educação Surda e suas interfaces com as políticas linguísticas
Rachel Sutton-Spence
1-16
PDF (Português (Brasil))
Surdos que se constroem surdos: O despontar de um movimento linguístico-cultural
Francisco Uelison da Silva, Ana Dorziat
1-19
PDF (Português (Brasil))
Do (re)conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) à luta pela construção de uma política linguística bilíngue em Breves-Pará
Huber Kline Guedes Lobato, José Anchieta de Oliveira Bentes
1-17
PDF (Português (Brasil))
Visão de professores de Libras de instituições de ensino superior acerca do trabalho pedagógico e da ação docente nesta disciplina
Silvana Mendonça Lopes Valentin, Ana Paula Berberian, Daniel Vieira da Silva, Ana Cristina Guarinello
1-24
PDF (Português (Brasil))
Interviews
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: entrevista com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES)
Fábio Lopes Alves, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Adrian Alvarez Estrada, Valdecir Soligo
1-22
PDF (Português (Brasil))
PDF
Book reviews
Redefinições das Fronteiras entre o Público e o Privado: implicações para a democratização da Educação
Jonas Tarcísio Reis
1-7
PDF (Português (Brasil))
Contestando o capitalismo: elementos para uma crítica emancipatória
Renata Porcher Scherer
1-4
PDF (Português (Brasil))
AVALIADORES/AS 2020
Avaliadores/as ad hoc 2020
1-4
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems