Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os metadados de submissão foram preenchidos de forma correta e completa.
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e do texto, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
- O texto segue as normas editoriais, os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Prezadas/os autoras e autores,
Será um privilégio receber as suas contribuições em nossa revista. A Educação Unisinos receberá as suas submissões em período pré-definidos a cada ano.
Educação Unisinos não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.
Cada autor deve enviar no máximo um artigo para a revista durante o processo de avaliação e, caso tenha seu artigo publicado, aguardar dois anos para a próxima submissão.
São aceitos para publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.
Se uma versão preliminar ou reduzida do trabalho já foi publicada em anais de eventos ou em outros veículos, isso deve ser informado no momento da submissão, para evitar que o trabalho seja sumariamente arquivado como "não inédito".
Todas as submissões são verificadas em sistema antiplágio.
Os autores e coautores devem possuir a titulação mínima de mestre.
O número máximo de autores por artigo é quatro.
Os textos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
As correções de ortografia e estilo são de responsabilidade dos autores.
Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER).
Para as novas submissões, considere o seguinte template:
https://drive.google.com/file/d/1Aerg8hbPJDufTw5MEcToSlzV93cm8AoC/view?usp=sharing
No momento da submissão os metadados dos autores e coautores devem ser preenchidos corretamente. No resumo da biografia deverá constar, para autores e coautores: titulação máxima, local de obtenção da titulação, filiação institucional atual. Serão sumariamente arquivadas as submissões que não apresentem metadados completos e corretos.
A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação às cegas do tipo peer review feita por, pelo menos, dois avaliadores externos. Havendo divergência de opiniões, é solicitado um terceiro parecer.
Os autores devem retirar dos textos toda informação que possa causar a quebra de anonimato, inclusive a identificação de autoria do arquivo a ser inserido no sistema. Os dados retirados devem ser substituídos por XXXXX. Se o artigo for aprovado, os dados serão recolocados no momento da editoração.
Recomendamos aos autores aguardarem ao menos 180 dias antes de contatarem a Comissão Editorial com relação ao processo de avaliação de seu artigo. Assim que tivermos alguma informação entraremos em contato.
A aprovação e publicação dos artigos dependem dos seguintes critérios:
- Pré-avaliação da Comissão Editorial (considerando foco, escopo, pertinência e adequação às normas e às diretrizes editoriais);
- Recomendação dos avaliadores ad-hoc;
- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es);
- Revisão e aprovação final da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
Aceitar
Correções obrigatórias
Submeter novamente para avaliação
Enviar para outra revista
Rejeitar
Ver comentários.
Importante:
Educação Unisinos não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Normas para submissão artigos originais de pesquisa, resenhas, ensaios e entrevistas:
Os autores e autoras deverão considerar nosso template para a apresentação dos originais: https://drive.google.com/file/d/1Aerg8hbPJDufTw5MEcToSlzV93cm8AoC/view?usp=sharing
Apresentação do texto:
Extensão: Os textos enviados para as seções Artigos e Ensaios Teóricos deverão ter extensão entre 25.000 a 50.000 caracteres com espaços, com espaçamento de 1,5, incluídas referências bibliográficas e notas. O título, no idioma original e em inglês (se o texto for redigido em inglês ou espanhol, deverá apresentar também o título em português) deve conter no máximo 240 caracteres, incluindo espaços.
Os textos para as seções de Resenhas e Entrevistas deverão conter entre 12.000 e 14.000 caracteres com espaços, também incluídas as notas e referências. Serão aceitas Resenhas de livros e obras reeditadas que tenham sido publicadas, no máximo, há três anos.
Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas, desenhos e/ou gráficos, esses deverão ser inseridos no interior do texto, precedidos por título e sucedido por indicação da fonte.
Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:
Um autor: (LEIPNITZ, 1987);
Dois autores: (TURNER e VERHOOGEN, 1960);
Três ou mais autores: (AMARAL et al., 1966);
Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (AMARAL, 2008a) (AMARAL, 2008b);
Apresentação das citações:
Citações com até três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;
Citações com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 3 cm da margem esquerda do texto.
Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'. As notas devem ser colocadas no pé de página, em Times New Roman, corpo 10, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).
Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem;
A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:
Título do texto: no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês ou espanhol deve apresentar também o título em português. Com no máximo 240 caracteres com espaços;
Resumos: no idioma do artigo e em inglês, em um único parágrafo, contendo entre 700 caracteres e 1000 caracteres (com espaços), contemplando os seguintes itens: objetivo, referencial teórico, metodologia e resultados do estudo. Se o artigo for redigido em inglês ou espanhol, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português.
Palavras-chave: três palavras, separadas por ponto e vírgula, no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em inglês ou espanhol, solicita-se também a apresentação de palavras-chave em português.
Texto completo do artigo: contendo entre 25.000 e 50.000 caracteres com espaços, formatado em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5;
Referências: São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto. Estas deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, em fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples, seguindo as orientações abaixo para cada caso.
Livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título. Cidade: Editora, ano.
Texto em evento:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título. In: Nome do evento. Anais. Cidade: Editora, ano, páginas.
Artigo em periódico:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título. Nome do periódico, cidade, volume, número, páginas, mês, ano, DOI (quando houver).
Capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título. In: Nome dos organizadores (Orgs.). Título da obra. Cidade: Editora, ano, páginas.
Dissertações e teses:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da tese. Cidade: Tipo de tese (mestrado, doutorado), Universidade, ano de defesa.
Citações de sites e textos eletrônicos:
- Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:
SOBRENOME, nome do autor. Titulo do texto, ano de publicação. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.
* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (SOBRENOME, data).
- Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:
FONTE/SITE. Titulo do texto, ano de publicação. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.
* No corpo do texto a citação será (FONTE/SITE, data).
Jornais e revistas, órgãos e instituições:
- Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita do seguinte modo:
SOBRENOME, nome do autor. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia/mês/ano de publicação, número da página.
* No corpo do texto, indica-se (SOBRENOME, data, p.).
- Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:
FONTE (ORGÃO, INSTITUIÇÃO, ETC.). Titulo do texto. Cidade, dia/mês/ano de publicação, número da página.
* No corpo do texto, indica-se (FONTE/ORGÃO, data, p.).
Normas para submissão de propostas de dossiês temáticos:
1. Para a composição de uma proposta de dossiê temático, serão necessários, no mínimo, oito textos de autores de diferentes instituições, inclusive em termos de abrangência internacional. Os textos propostos deverão evidenciar uma articulação temática, considerando possibilidades de diversificação teórica e metodológica.
2. A Proposta de dossiê temático deverá ser enviada ao e-mail ibilhao@unisinos.br composta pelos seguintes itens: a) título da proposta; b) identificação dos proponentes; c) justificativa da proposição (até uma página); d) título e resumo dos artigos que integrarão do dossiê (de acordo com as normas de submissão acima); e) mini-currículo dos autores convidados; f) proposta de cronograma.
3. Os organizadores da proposta de dossiê deverão ser professores e/ou pesquisadores de instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil ou do exterior, com produção científica e inserção investigativa na temática proposta, preferencialmente atuantes em programas de pós-graduação na área da educação.
4) Mediante a aprovação da proposta pela Comissão Editorial da revista, os organizadores deverão cumprir os prazos estabelecidos, da mesma forma que serão responsáveis pela guarda e sigilo necessários ao processo de avaliação por pares.
5) Os artigos constantes da proposta serão avaliados individualmente, pelos avaliadores ad hoc da Educação Unisinos. Os textos deverão ser submetidos através do SEER. Os artigos recusados quanto à forma ou quanto ao mérito não serão publicados, mesmo que constituam parte da proposta do dossiê.