Discursos sobre a educação bilíngue para surdos: pesquisas e dados estatísticos nas relações de saber-poder-verdade que produzem essa educação

Autores

  • Ingrid Ertel Stürmer-Ingrassia Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19566

Resumo

Este estudo dialoga com autores que situam suas investigações no campo dos Estudos Surdos e Estudos Foucaultianos e objetiva questionar a produção de verdades sobre a educação bilíngue para surdos. Analisou-se os discursos produzidos em documentos trocados entre o Ministério da Educação (MEC) e o movimento surdo representado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). Verifica-se argumentações que se pautam em dados estatísticos e pesquisas acadêmicas potencializando a produção e proliferação de diferentes verdades sobre a educação bilíngue para surdos. Nesses tensionamentos, os discursos do MEC procuram dar visibilidade à educação na escola comum, considerando-a um espaço potente para contemplar as diferenças. Os discursos que circulam no movimento surdo, marcam o direito linguístico como direito fundamental para que os surdos possam ter acesso à educação que consideram não ser possibilitada na escola comum.

Biografia do Autor

Ingrid Ertel Stürmer-Ingrassia, Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC

Graduada em Normal Superior - Licenciatura - Habilitação em Magistério Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Universidade Feevale); Graduada em Letras Libras - Bacharelado (UFSC); Especialista em Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado (UFC); Mestra em Educação (UFRGS). Docente no Centro Universitário Cenecista de Osório -RS (UNICNEC) na modalidade semipresencial na disciplina de Libras e no Curso de Pedagogia na modalidade EAD. Professora substituta de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) Campus Osório.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas