Interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais: reflexões sobre a educação bilíngue para surdos

Autores

  • Anne Caroline e Silva Goyos Nascimento Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Sueli de Fátima Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Jefferson Diego de Jesus Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19421

Resumo

Este trabalho objetiva analisar interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais e seus desdobramentos na garantia do direito à educação bilíngue para surdos, face a sua condição de minoria linguística no Brasil. Partimos do debate conceitual sobre políticas linguísticas em contextos de grupos minoritários, de modo a realizar um estudo aplicado desses fundamentos ao campo da política de educação inclusiva para surdos, com dados produzidos em dissertação de mestrado, em que foram entrevistadas professoras que atuam em escolas inclusivas e escola bilíngue para surdos. Nossas reflexões encaminham para o profícuo debate das políticas linguísticas e das políticas educacionais como campos necessariamente complementares que precisam dialogar para que a Libras seja assegurada como primeira língua, desde a Educação Infantil, destacando a centralidade da escola bilíngue como espaço de planejamento e intervenção da política linguística.

Biografia do Autor

Anne Caroline e Silva Goyos Nascimento, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em Educação - PPGE/UFPR

Professora da Educação Especial/SEED-PR

Sueli de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Letras/UFPRProfessora do Setor de Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Letras LibrasPrograma de Pós-Graduação em Educação/UFPRLinha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade social em Educação

Jefferson Diego de Jesus, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação - PPGE/UFPRProfessor do Setor de Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Letras Libras/UFPR

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas