Interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais: reflexões sobre a educação bilíngue para surdos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19421Resumo
Este trabalho objetiva analisar interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais e seus desdobramentos na garantia do direito à educação bilíngue para surdos, face a sua condição de minoria linguística no Brasil. Partimos do debate conceitual sobre políticas linguísticas em contextos de grupos minoritários, de modo a realizar um estudo aplicado desses fundamentos ao campo da política de educação inclusiva para surdos, com dados produzidos em dissertação de mestrado, em que foram entrevistadas professoras que atuam em escolas inclusivas e escola bilíngue para surdos. Nossas reflexões encaminham para o profícuo debate das políticas linguísticas e das políticas educacionais como campos necessariamente complementares que precisam dialogar para que a Libras seja assegurada como primeira língua, desde a Educação Infantil, destacando a centralidade da escola bilíngue como espaço de planejamento e intervenção da política linguística.
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