Do universal ao singular: algumas questões candentes no debate recente sobre gestão (democrática) da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.43Resumo
O artigo tem por objetivo analisar o debate carreado por produções científicas brasileiras da área da Educação, constantes no Portal Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações, acerca da gestão no campo das políticas educacionais, no período de 2015 a 2018. Com base no exame das produções sobre gestão democrática, sublinha como questões candentes a ênfase na dimensão técnica, nos limites e problemas e nas possibilidades. Destaca a dinâmica do capital, ainda mais recrudescida pela onda neoconservadora corrente desde os anos 1990, que tem dado lugar a medidas, como a introdução de mecanismos de accountability associados a processos de regulação da educação por resultados. Embora reconheça a democratização como um processo, ressalta a influência da lógica neoliberal de modo a esvaziar o sentido político e a estreitar o espaço da democracia na sociedade capitalista.
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