Do universal ao singular: algumas questões candentes no debate recente sobre gestão (democrática) da educação

Autores

  • Aline Bettiolo dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.43

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o debate carreado por produções científicas brasileiras da área da Educação, constantes no Portal Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações, acerca da gestão no campo das políticas educacionais, no período de 2015 a 2018. Com base no exame das produções sobre gestão democrática, sublinha como questões candentes a ênfase na dimensão técnica, nos limites e problemas e nas possibilidades. Destaca a dinâmica do capital, ainda mais recrudescida pela onda neoconservadora corrente desde os anos 1990, que tem dado lugar a medidas, como a introdução de mecanismos de accountability associados a processos de regulação da educação por resultados. Embora reconheça a democratização como um processo, ressalta a influência da lógica neoliberal de modo a esvaziar o sentido político e a estreitar o espaço da democracia na sociedade capitalista.

Biografia do Autor

Aline Bettiolo dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Mestre em Educação (2018) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Estudante pesquisadora do grupo GEPPeC (Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania), Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) e Políticas Públicas de Regulação por Resultados e o Governo Democrático da Educação.

Tem experiência na área de educação, ensino da Língua Inglesa, investigando principalmente os seguintes temas: gestão democrática, política de escolha de diretores escolares e regulação por resultados.

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2013). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa "Educação, Políticas Públicas e Cidadania"(GEPPeC).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e educação escolar, descentralizaçãodo Estado, política e gestão educacional, sistemas de ensino e políticas de regulação e avaliação educacional.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Edição

Seção

Artigos