Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18714Resumo
O artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que investigou as compreensões da prática pedagógica de educação infantil com a utilização do método Sophos (Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem), que combina exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas e sua discussão em grupos focais. Nesse estudo dois filmes de 30 minutos cada do cotidiano da prática pedagógica de instituições de educação infantil no Brasil e Dinamarca foram produzidos e exibidos para 9 grupos focais de diferentes perfis. As discussões foram filmadas, transcritas e analisadas. A pesquisa gerou um número significativo de opiniões, crenças e lógicas de práticas pedagógicas da educação infantil. Será alvo desse artigo as narrativas pertinentes ao ambiente que caracteriza o centro infantil de idades integradas dinamarquês que agrupa crianças de creche e jardim de infância e se apresenta de forma bastante distinta do que se atribui a uma escola.
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