Jornadas de envolvimento parental em creche – um estudo longitudinal
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18710Resumo
Resumo
Esta investigação enquadra-se no âmbito das pedagogias participativas - especificamente na Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO & FORMOSINHO, 2013, FORMOSINHO, 2016); foca o envolvimento das familias no cotidiano educativo de creche e a sua importância para o bem-estar e aprendizagem das crianças. O estudo apresenta três jornadas de envolvimento parental no cotidiano educativo em creche ao longo de três anos letivos num centro de educação de infância de Lisboa. A metodologia desta investigação qualitativa desenvolve-se através de um estudo de caso praxeológico (FORMOSINHO & OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2012) de natureza longitudinal. A ética do estudo é enquadrada pelas normas da EECERA European Early Childhood Education Research Association. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão da importância que o envolvimento das famílias no cotidiano das aprendizagens das crianças tem para a construção da qualidade dos contextos de creche (PASSOS, 2017).
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