Pesquisas sobre o Ensino Religioso na Escola Pública brasileira: visões em disputa
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.37Resumo
Na história do Brasil, o Ensino Religioso protagonizou as disputas político-ideológicas entre Estado e Igreja acerca do princípio da laicidade que permearam a maioria das Cartas Magnas do país. Nesse sentido, este estudo, que tem como viés o exame bibliográfico, objetivou apresentar o Estado da Questão dos trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil (artigos científicos, dissertações e teses) sobre o Ensino Religioso na escola pública brasileira. Tendo em vista a compreensão das temáticas abordadas, buscamos identificar onde, como e quando estes trabalhos foram produzidos. Os resultados indicam um crescente interesse sobre o tema pelos pesquisadores, todavia em posicionamentos divergentes no que diz respeito à permanência ou não desta disciplina no currículo escolar, ensejando no espaço acadêmico um campo ainda bastante tenso de visões que demarcam as disputas de território desta disciplina no currículo da educação brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.