Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguaia em tela
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19657Resumo
Apresentamos o interesse em refletir sobre os saberes disciplinares da História a partir da Guerra do Paraguai, com foco para a formação inicial e continuada de dois professores de História da Educação Básica no Brasil. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Os professores não se limitaram a narrar ou descrever seus respectivos processos formativos, mas realizaram um processo de reflexão, assinalando relevantes críticas. A fala dos sujeitos da pesquisa nos leva a perceber a influência da formação inicial em suas construções teóricas e/ou interesses sobre a Guerra do Paraguai.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.