As ações dos alunos no ciberespaço: reflexões a partir do projeto “crimes virtuais”

Autores

  • Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Professora de Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC
  • Martha Kaschny Borges Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.41

Resumo

O presente artigo tem origem no processo investigativo de mestrado, intitulado: “Falando a gente encontra a solução: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto crimes virtuais”. O projeto escolar crimes virtuais foi realizado com seis turmas do fundamental da Rede de Florianópolis e teve o intuito de abordar esta temática. Com o propósito de investigar as percepções dos alunos com relação ao projeto escolar, nos apoiamos no escopo teórico da Teoria Ator-Rede, para analisarmos os conceitos de ciberespaço, redes sociais digitais e crimes virtuais. Assim, a investigação se caracteriza como um estudo de caso, de cunho quanti/quali que por meio da técnica de coleta grupo focal revelou categorias desafiadoras no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais e hábitos. Identificamos e analisamos os perigos e riscos que estes indivíduos estão expostos e como o projeto escolar foi o mediador responsável por mudanças positivas nas ações dos pesquisados.

Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo, Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Professora de Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC

Mestrado em Educação pela UDESC - Linha Educação, Comunicação e Tecnologia, Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC e do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura CNPq/UDESC. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFSC. Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Gestão Escolar pela Univerdade Gama Filho. Possui Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (1999) e Graduação em Pedagogia Series Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora de Tecnologia Educacional Efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Gestão e Educação (docência na educação básica), com ênfase em Tecnologias Educacionais e Gênero e Diversidade na Escola

Martha Kaschny Borges, Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Foi professora convidada da Università dgli Study di Firenze. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital.

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Publicado

2020-12-20

Edição

Seção

Artigos