As ações dos alunos no ciberespaço: reflexões a partir do projeto “crimes virtuais”
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.41Resumo
O presente artigo tem origem no processo investigativo de mestrado, intitulado: “Falando a gente encontra a solução: estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do projeto crimes virtuais”. O projeto escolar crimes virtuais foi realizado com seis turmas do fundamental da Rede de Florianópolis e teve o intuito de abordar esta temática. Com o propósito de investigar as percepções dos alunos com relação ao projeto escolar, nos apoiamos no escopo teórico da Teoria Ator-Rede, para analisarmos os conceitos de ciberespaço, redes sociais digitais e crimes virtuais. Assim, a investigação se caracteriza como um estudo de caso, de cunho quanti/quali que por meio da técnica de coleta grupo focal revelou categorias desafiadoras no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais e hábitos. Identificamos e analisamos os perigos e riscos que estes indivíduos estão expostos e como o projeto escolar foi o mediador responsável por mudanças positivas nas ações dos pesquisados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.