Professoras Especialistas Pioneiras na Educação de Surdos em Sergipe (1957-1962)

Autores

  • Catharine Prata Seixas Doutoranda UFBA
  • Solyane Silveira Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB
  • Verônica Reis Mariano Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Jorge Carvalho Nascimento Professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.17694

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a formação das professoras pioneiras na educação de surdos em Sergipe. Para tanto, organizamos o texto em três momentos. Inicialmente, descrevemos o panorama político que Sergipe vivenciava quando as normalistas foram ao Rio de Janeiro especializar-se. Em seguida, discutimos os elementos que ajudaram a compor o Curso de Especialização de Professores para Surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e as grades curriculares. E, por fim, destacamos o perfil das professoras que se especializaram naquela ocasião e a importância da formação recebida para a educação dos surdos em Sergipe. Para melhor compreender o funcionamento do curso e a contribuição dessas professoras, buscamos subsídios teóricos e metodológicos na Nova História Cultural e nas contribuições de André Chervel (1990).

Palavras-Chave: Professoras; Educação de Surdos; Sergipe

 

Biografia do Autor

Catharine Prata Seixas, Doutoranda UFBA

Mestre em Educação (UFS). Doutoranda em Educação na UFBA.

Solyane Silveira Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB

Doutora em Educação (UFMG) e Professora Adjunta do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.

Verônica Reis Mariano Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (UFBA) e Professora Adjunta da UFS.

Jorge Carvalho Nascimento, Professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação (PUC/SP) e Professor aposentado da UFS

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos