Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Educação Unisinos
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 (2020)
v. 24 (2020)
Publicado:
2020-09-21
Editorial
Apresentação
Isabel Bilhão
1-1
PDF
Artigos
“A gente senta e vai escrever”: apropriação de práticas de letramento e da cultura escrita no desenvolvimento de Projetos Sociais Xakriabá
Augusta Aparecida Neves de Mendonça, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
1-16
PDF
Por uma nova Geografia Escolar: a avaliação dos programas e livros didáticos de geografia pela Caldeme
Juliana Miranda Filgueiras
1-17
PDF
Professoras Especialistas Pioneiras na Educação de Surdos em Sergipe (1957-1962)
Catharine Prata Seixas, Solyane Silveira Lima, Verônica Reis Mariano Souza, Jorge Carvalho Nascimento
1-19
PDF
Grounded Theory: conceito, desafios e os usos na Educação Histórica
Ana Beatriz Accorsi Thomson, Marlene Cainelli
1-19
PDF
A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal
Ramon de Oliveira
1-20
PDF
(Des)colonização, interculturalidade crítica e escola indígena na contemporaneidade
Marta Coelho Castro Troquez, Adir Casaro Nascimento
1-18
PDF
Violência sexual contra crianças: a categoria de gênero nos estudos da educação
Raquel Baptista Spaziani, Cláudia Pereira Vianna
1-19
PDF
Grêmio estudantil e rostidades e agenciamentos binários: capturas curriculares na contemporaneidade
Amarildo Inácio dos Santos, Gicele Maria Cervi
1-17
PDF
Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico
Altair Alberto Fávero, Marcio Giusti Trevisol
1-19
PDF
Elementos para uma fundamentação filosófica da ludologia: critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação
Leonardo Dias Avanço, José Milton de Lima
1-15
PDF
Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguaia em tela
André Mendes Salles
1-18
PDF
As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola
Telma Pileggi Vinha, Cesar Augusto Amaral Nunes
1-13
PDF
As estratégias dos egressos do Prouni em relação aos seus pais: o ensino superior como um momento de ruptura familiar
Ruy de Deus e Mello Neto
1-18
PDF
O ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática Interdisciplinar
Carla Madalena Santos, Pedro Donizete Colombo Junior
1-17
PDF
Educação e a pesquisa etnográfica crítica: a qualidade das relações entre os sujeitos
Júlia Pereira Damasceno de Moraes, Geraldo Augusto Locks
1-15
PDF
Pesquisas sobre o Ensino Religioso na Escola Pública brasileira: visões em disputa
Isabel Maria Sabino de Farias, Alexsandro Macêdo Saraiva
1-20
PDF
A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras
Matheus Lima Frossard, Ronildo Stieg, Wagner dos Santos
1-16
PDF
Enunciações de professores sobre a formação para atuar na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: confluências de um estudo comparado
Adenilson Souza Cunha Júnior, Leôncio José Gomes Soares, Violeta Rosa Acuña Collado
1-17
PDF
Biopolítica, racismo estrutural-algorítmico e subjetividade
Mozart Linhares da Silva, Willian Fernandes Araújo
1-20
PDF
As ações dos alunos no ciberespaço: reflexões a partir do projeto “crimes virtuais”
Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo, Martha Kaschny Borges
1-14
PDF
A Pedagogical Architecture from a hybrid course in a U.S media course: focused on digital competences
Patricia Alejandra Behar, Hui Soo Chae, Gary Natriello, Ketia Kellen Araújo da Silva
1-27
PDF (English)
Do universal ao singular: algumas questões candentes no debate recente sobre gestão (democrática) da educação
Aline Bettiolo dos Santos, Elton Luiz Nardi
1-14
PDF
Portraits of the evaluation of higher education: presentation of cases from Brazil, Portugal and England
Camila Ferreira da Silva, Rodrigo de Macedo Lopes, Mariana Gaio Alves, Georgia Sobreira dos Santos Cêa
1-15
PDF (English)
Ciência escolar, tecnologia e meio ambiente: interesses e opiniões de alguns estudantes de Cuiabá-MT
Graciela Silva Oliveira
1-15
PDF
Mestrado profissional brasileiro: em busca da institucionalização plena
João Pedro Aparecido Vicente, Wenceslau Gonçalves Neto
1-19
PDF
Ensinar geografia é ensinar a ver? Notas de um exercício com imagens em livros didáticos
Ana Paula Nunes Chaves
1-12
PDF
Aprendizagem de equações de primeiro grau por alunos com deficiência intelectual: possibilidades e limites
Bento Selau, Katiúscia Texeira Dias Ortiz, Marta Cristina Cezar Pozzobon
1-18
PDF
Gestão das (próprias) carreiras: o governamento do humano como capital
Maurício dos Santos Ferreira, Clarice Salete Traversini
1-16
PDF
Dossiê - Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche
Apresentação do Dossiê
Catarina Moro, Mônica Appezzato Pinazza
1-7
PDF
Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil
Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves
1-19
PDF
Desvendando as pedagogias da creche: o que são práticas pedagógicas transmissivas em um berçário?
Andréa Costa Garcia, Mônica Appezzato Pinazza, Maria Carmen Silveira Barbosa
1-21
PDF
“Pode deixar rasgar?” Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche
Nazareth Salutto
1-19
PDF
A relação entre adultos e crianças na educação infantil: reflexões emergentes no observatório da cultura infantil – OBECI
Paulo Sergio Fochi
1-18
PDF
Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca
Lenira Haddad
1-16
PDF
Initial professional studies for working with children under-three: Contemporary trends in Europe and Australasia
Sara Barros Araújo, Katherine Bussey
1-18
PDF (English)
Agrinido, um encontro das crianças com a natureza em territórios rurais, na Itália
Catarina Moro
1-19
PDF
Jornadas de envolvimento parental em creche – um estudo longitudinal
Joao Manuel Formosinho, Filipa Passos
1-19
PDF
Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas
Apresentação do Dossiê
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Sueli Fernandes
1-7
PDF
Políticas Linguísticas na Educação de Surdos em Portugal
Paulo Vaz Carvalho, Ana Mineiro
1-11
PDF
O(s) lócus da oferta da educação bilíngue para surdos segundo os planos estaduais e distrital de educação
Rubia Carla Donda da Silva, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
1-17
PDF
Discursos sobre a educação bilíngue para surdos: pesquisas e dados estatísticos nas relações de saber-poder-verdade que produzem essa educação
Ingrid Ertel Stürmer-Ingrassia
1-22
PDF
Interfaces entre políticas linguísticas e políticas educacionais: reflexões sobre a educação bilíngue para surdos
Anne Caroline e Silva Goyos Nascimento, Sueli de Fátima Fernandes, Jefferson Diego de Jesus
1-18
PDF
Literatura de Língua de Sinais, Educação Surda e suas interfaces com as políticas linguísticas
Rachel Sutton-Spence
1-16
PDF
Surdos que se constroem surdos: O despontar de um movimento linguístico-cultural
Francisco Uelison da Silva, Ana Dorziat
1-19
PDF
Do (re)conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) à luta pela construção de uma política linguística bilíngue em Breves-Pará
Huber Kline Guedes Lobato, José Anchieta de Oliveira Bentes
1-17
PDF
Visão de professores de Libras de instituições de ensino superior acerca do trabalho pedagógico e da ação docente nesta disciplina
Silvana Mendonça Lopes Valentin, Ana Paula Berberian, Daniel Vieira da Silva, Ana Cristina Guarinello
1-24
PDF
Entrevistas
Avaliação da Pós-Graduação em Educação: entrevista com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES)
Fábio Lopes Alves, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Adrian Alvarez Estrada, Valdecir Soligo
1-22
PDF
PDF (English)
Resenhas
Redefinições das Fronteiras entre o Público e o Privado: implicações para a democratização da Educação
Jonas Tarcísio Reis
1-7
PDF
Contestando o capitalismo: elementos para uma crítica emancipatória
Renata Porcher Scherer
1-4
PDF
AVALIADORES/AS 2020
Avaliadores/as ad hoc 2020
1-4
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems