Enunciações de professores sobre a formação para atuar na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: confluências de um estudo comparado
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.39Resumo
Este artigo apresenta algumas considerações realizadas com base em uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender como são formados os professores que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil e no Chile. A perspectiva metodológica que orientou o trabalho foi o Estudo Comparado. Os dados foram produzidos por meio da análise de ementas e programas de disciplinas voltadas à formação de professores para atuar na EJPA, nos cursos de pedagogia de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado da Bahia e na Região de Valparaíso. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro docentes, sendo dois brasileiros e dois chilenos, atuantes nos cursos nos dois países. Di Pierro (2006); Gatti (2014); Ireland (2013) e Vargas (2013) estão entre os principais autores do estudo. A pesquisa nos permitiu identificar que tanto no Brasil quanto no Chile essa área da educação carece de uma construção identitária que demanda o reconhecimento de um espaço próprio de formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.