Enunciações de professores sobre a formação para atuar na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: confluências de um estudo comparado
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.39Abstract
Este artigo apresenta algumas considerações realizadas com base em uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender como são formados os professores que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil e no Chile. A perspectiva metodológica que orientou o trabalho foi o Estudo Comparado. Os dados foram produzidos por meio da análise de ementas e programas de disciplinas voltadas à formação de professores para atuar na EJPA, nos cursos de pedagogia de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado da Bahia e na Região de Valparaíso. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro docentes, sendo dois brasileiros e dois chilenos, atuantes nos cursos nos dois países. Di Pierro (2006); Gatti (2014); Ireland (2013) e Vargas (2013) estão entre os principais autores do estudo. A pesquisa nos permitiu identificar que tanto no Brasil quanto no Chile essa área da educação carece de uma construção identitária que demanda o reconhecimento de um espaço próprio de formação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.