Enunciações de professores sobre a formação para atuar na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil e no Chile: confluências de um estudo comparado

Authors

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Violeta Rosa Acuña Collado Universidad de Playa Ancha (UPLA)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.39

Abstract

Este artigo apresenta algumas considerações realizadas  com base em uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender como são formados os professores que atuam na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil e no Chile. A perspectiva metodológica que orientou o trabalho foi o Estudo Comparado. Os dados foram produzidos  por meio da análise de ementas e programas de disciplinas voltadas à formação de professores para atuar na EJPA, nos cursos de pedagogia de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado da Bahia e na Região de Valparaíso. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro docentes, sendo dois brasileiros e dois chilenos, atuantes nos cursos nos dois países. Di Pierro (2006); Gatti (2014); Ireland (2013) e Vargas (2013) estão entre os principais autores do estudo. A pesquisa nos permitiu identificar que tanto no Brasil quanto no Chile essa área da educação carece de uma construção identitária que demanda o reconhecimento de um espaço próprio de formação.


Author Biographies

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Violeta Rosa Acuña Collado, Universidad de Playa Ancha (UPLA)

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Ciências da Educação e coordenadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Educação de Adultos e Processos Formativos da  Universidade de Playa Ancha (UPLA)

Published

2020-10-23

Issue

Section

Articles