A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras

Autores

  • Matheus Lima Frossard Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.38

Resumo

Este artigo analisa os sentidos atribuídos por estudantes de universidades federais brasileiras às práticas avaliativas vivenciadas na formação em Educação Física. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, entrevista coletiva do tipo narrativa. Os resultados evidenciam os momentos formativos que proporcionaram uma apropriação sobre avaliação e o uso de determinados instrumentos avaliativos, de acordo com o saber ensinado em cada disciplina da formação inicial. Os estudantes evidenciam, ainda, a necessidade de os cursos de formação de professores, além de proporcionar as aprendizagens específicas de cada disciplina, assumir como eixo central a prática de ensino, entendendo a importância de se discutir possibilidades avaliativas concretas, que potencializem as especificidades da Educação Física e seus saberes.

Biografia do Autor

Matheus Lima Frossard, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluno do Curso de Doutorado em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Ufes (2015). Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Ufes (2014). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física EAD pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física; do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Edição

Seção

Artigos