A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.38Abstract
Este artigo analisa os sentidos atribuídos por estudantes de universidades federais brasileiras às práticas avaliativas vivenciadas na formação em Educação Física. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, entrevista coletiva do tipo narrativa. Os resultados evidenciam os momentos formativos que proporcionaram uma apropriação sobre avaliação e o uso de determinados instrumentos avaliativos, de acordo com o saber ensinado em cada disciplina da formação inicial. Os estudantes evidenciam, ainda, a necessidade de os cursos de formação de professores, além de proporcionar as aprendizagens específicas de cada disciplina, assumir como eixo central a prática de ensino, entendendo a importância de se discutir possibilidades avaliativas concretas, que potencializem as especificidades da Educação Física e seus saberes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.