Educação e a pesquisa etnográfica crítica: a qualidade das relações entre os sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.36Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa-etnográfica-crítica realizada em um Programa de Mestrado em Educação de uma universidade do interior de Santa Catarina, em 2018. Os sujeitos de pesquisa são associados a uma Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados. No concernente à metodologia adotada para a escrita desse artigo, evidenciou-se que a abordagem qualitativa, em que a releitura do texto dissertativo, de referências bibliográficas amplamente usadas no processo da pesquisa de campo e a revisão do diário de campo seriam um caminho profícuo. Como objetivo geral, compreender, nas relações de quem pesquisa e de quem é pesquisado, questões relacionadas à sociedade de consumo e do descartável, à organização de sujeitos em processo de empoderamento e à relevância da etnografia crítica fora do ambiente escolar. Como resultados, destacam-se a importância do processo de formação do sujeito pesquisador e a necessidade de aprofundar os estudos sobre a subjetividade das relações sociais enquanto força motriz de práticas que contribuam para a compreensão de que a pesquisa com pessoas implica em pesquisa com sujeitos, e não com objetos de estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.