Educação e a pesquisa etnográfica crítica: a qualidade das relações entre os sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.36Abstract
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa-etnográfica-crítica realizada em um Programa de Mestrado em Educação de uma universidade do interior de Santa Catarina, em 2018. Os sujeitos de pesquisa são associados a uma Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados. No concernente à metodologia adotada para a escrita desse artigo, evidenciou-se que a abordagem qualitativa, em que a releitura do texto dissertativo, de referências bibliográficas amplamente usadas no processo da pesquisa de campo e a revisão do diário de campo seriam um caminho profícuo. Como objetivo geral, compreender, nas relações de quem pesquisa e de quem é pesquisado, questões relacionadas à sociedade de consumo e do descartável, à organização de sujeitos em processo de empoderamento e à relevância da etnografia crítica fora do ambiente escolar. Como resultados, destacam-se a importância do processo de formação do sujeito pesquisador e a necessidade de aprofundar os estudos sobre a subjetividade das relações sociais enquanto força motriz de práticas que contribuam para a compreensão de que a pesquisa com pessoas implica em pesquisa com sujeitos, e não com objetos de estudo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.