Educação e a pesquisa etnográfica crítica: a qualidade das relações entre os sujeitos

Authors

  • Júlia Pereira Damasceno de Moraes Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Geraldo Augusto Locks Universidade do Planaltot Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.36

Abstract

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa-etnográfica-crítica realizada em um Programa de Mestrado em Educação de uma universidade do interior de Santa Catarina, em 2018. Os sujeitos de pesquisa são associados a uma Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados. No concernente à metodologia adotada para a escrita desse artigo, evidenciou-se que a abordagem qualitativa, em que a releitura do texto dissertativo, de referências bibliográficas amplamente usadas no processo da pesquisa de campo e a revisão do diário de campo seriam um caminho profícuo.  Como objetivo geral, compreender, nas relações de quem pesquisa e de quem é pesquisado, questões relacionadas à sociedade de consumo e do descartável, à organização de sujeitos em processo de empoderamento e à relevância da etnografia crítica fora do ambiente escolar. Como resultados, destacam-se a importância do processo de formação do sujeito pesquisador e a necessidade de aprofundar os estudos sobre a subjetividade das relações sociais enquanto força motriz de práticas que contribuam para a compreensão de que a pesquisa com pessoas implica em pesquisa com sujeitos, e não com objetos de estudo.

Author Biographies

Júlia Pereira Damasceno de Moraes, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Possui graduação em Letras pela Universidade do Planalto Catarinense (2005). Atualmente é professora de Inglês e Português da Escola de Educação Básica Major Otacílio Couto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Produção de Texto com ênfase em práticas de desenvolvimento de autoria e reconhecimento do sujeito. Também é professora da rede municipal de ensino, atuando como professora de Língua Inglesa na Escola Básica Municipal Casimiro de Abreu. Acadêmica do Programa de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense.

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planaltot Catarinense

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994.

 

Prof. Dr. Geraldo Augusto LocksDocente do Programa de Pós-Graduação Mestrado  Acadêmico em Educação (PPGE/UNIPLAC)CV: http://lattes.cnpq.br/8329018518244517
Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER).dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1950107583281819
ORCID -  0000 0001 83611656Coordenador do Programa de Extensão: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP UNIPLAC)Coordenador Pedagógico do Curso de Extensão Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - PROESDEUniversidade do Planalto Catarinense - Lages, SC.Fone: (49) 32511143 (prof); (49) 3229 2671 (res) (49) 999768028 (cel)

 

Published

2020-10-23

Issue

Section

Articles