O ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.35Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre interdisciplinaridade em sala de aula do Ensino Fundamental II, sob o viés da percepção dos professores participantes. Participaram da pesquisa, uma professora de Ciências e um professor de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Araxá, Minas Gerais. Em conjunto com os professores, foi realizada a construção e a aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI), além de duas entrevistas semiestruturadas com os mesmos, antes e após a aplicação da SDI. Acrescenta-se aos aspectos metodológicos, a análise do Projeto Político-Pedagógico da escola e dos planejamentos anuais dos professores. Para a análise do material empírico construído na pesquisa, adotamos os constructos teóricos da Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Os resultados apontam que a abordagem interdisciplinar de conteúdos de Ciências e de Matemática permitiu uma inovação emancipatória na prática docente, sendo que o trabalho com a SDI propiciou aos professores reflexões sobre suas práxis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.