O ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática Interdisciplinar

Authors

  • Carla Madalena Santos Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA).
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.35

Abstract

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre interdisciplinaridade em sala de aula do Ensino Fundamental II, sob o viés da percepção dos professores participantes. Participaram da pesquisa, uma professora de Ciências e um professor de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Araxá, Minas Gerais. Em conjunto com os professores, foi realizada a construção e a aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI), além de duas entrevistas semiestruturadas com os mesmos, antes e após a aplicação da SDI. Acrescenta-se aos aspectos metodológicos, a análise do Projeto Político-Pedagógico da escola e dos planejamentos anuais dos professores. Para a análise do material empírico construído na pesquisa, adotamos os constructos teóricos da Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Os resultados apontam que a abordagem interdisciplinar de conteúdos de Ciências e de Matemática permitiu uma inovação emancipatória na prática docente, sendo que o trabalho com a SDI propiciou aos professores reflexões sobre suas práxis.

Author Biographies

Carla Madalena Santos, Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA).

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Docente do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Ensino.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Doutor em Ensino de Física pela Universidade São Paulo. É professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde atua nos cursos de Licenciatura em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Ensino.

Published

2020-10-23

Issue

Section

Articles