O ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.35Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre interdisciplinaridade em sala de aula do Ensino Fundamental II, sob o viés da percepção dos professores participantes. Participaram da pesquisa, uma professora de Ciências e um professor de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Araxá, Minas Gerais. Em conjunto com os professores, foi realizada a construção e a aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI), além de duas entrevistas semiestruturadas com os mesmos, antes e após a aplicação da SDI. Acrescenta-se aos aspectos metodológicos, a análise do Projeto Político-Pedagógico da escola e dos planejamentos anuais dos professores. Para a análise do material empírico construído na pesquisa, adotamos os constructos teóricos da Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Os resultados apontam que a abordagem interdisciplinar de conteúdos de Ciências e de Matemática permitiu uma inovação emancipatória na prática docente, sendo que o trabalho com a SDI propiciou aos professores reflexões sobre suas práxis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.