As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola

Autores

  • Telma Pileggi Vinha Faculdade de Educação da Unicamp
  • Cesar Augusto Amaral Nunes Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral - GEPEM - Unesp/Unicamp Instituto Unibanco

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.33

Resumo

Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo.

Biografia do Autor

Telma Pileggi Vinha, Faculdade de Educação da Unicamp

Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área do clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp.

Cesar Augusto Amaral Nunes, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral - GEPEM - Unesp/Unicamp Instituto Unibanco

Doutor em física pela Universidade Técnica de Munique, mestre e bacharel em física pela Universidade de São Paulo. Pesqusador do GEPEM e gerente de soluções do Instituto Unibanco.

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Publicado

2020-10-23

Edição

Seção

Artigos