As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola

Authors

  • Telma Pileggi Vinha Faculdade de Educação da Unicamp
  • Cesar Augusto Amaral Nunes Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral - GEPEM - Unesp/Unicamp Instituto Unibanco

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.33

Abstract

Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo.

Author Biographies

Telma Pileggi Vinha, Faculdade de Educação da Unicamp

Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área do clima escolar, relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp.

Cesar Augusto Amaral Nunes, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral - GEPEM - Unesp/Unicamp Instituto Unibanco

Doutor em física pela Universidade Técnica de Munique, mestre e bacharel em física pela Universidade de São Paulo. Pesqusador do GEPEM e gerente de soluções do Instituto Unibanco.

Published

2020-10-23

Issue

Section

Articles