O(s) lócus da oferta da educação bilíngue para surdos segundo os planos estaduais e distrital de educação

Autores

  • Rubia Carla Donda da Silva Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19457

Resumo

Na estratégia 4.7 do Plano Nacional de Educação (PNE-2014), as escolas e classes bilíngues e as escolas inclusivas são estabelecidas como lócus da oferta da educação bilíngue para surdos. Esta pesquisa, de caráter documental, busca identificar como as referidas definições estão fixadas no âmbito dos respectivos Planos Estaduais e Distrital de Educação (PEEs e PDE). As análises ancoram-se, sobretudo, nos constructos de Stephen Ball acerca do processo de recontextualização de políticas educacionais. Em diálogo com o PNE, os PEEs e o PDE evidenciam um campo vivo de embates por significados na arena das políticas educacionais para surdos, no Brasil. Como resultado desste embate, os Planos de Educação investigados acomodam múltiplas definições de lócus para a oferta da educação de surdos, oportunizando pensar nos modos de organização educacional que melhor correspondam às necessidades desses estudantes.

Biografia do Autor

Rubia Carla Donda da Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Especialista em Atendimento Educacional Especializado: Área da Deficiência Auditiva pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário UNISEB Interativo (COC/Ribeirão Preto). Tem experiência docente na Educação Básica (Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos). Atua como Professora de Educação Básica I pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Atuou como Tutora à Distância (bolsista Capes) em cursos de extensão e especialização promovidos pela (FFC ? UNESP/Marília) em parceria com o MEC-UAB (2008-2011). Integrante do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão - Laboratório de Linguagem e Surdez - LaLis/Unesp). Tem como principais temas de pesquisa: Educação de Surdos; Políticas Educacionais; Acessibilidade e Inclusão

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Fez Pós-doutorado no Programa de Linguística da UFSCar. Coordenou o projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior no período de 2013/2017. É responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista -Campus Marília/ Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai/UR (Processo No. 418/2014). É membro da Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Directos Humanos – UNPL/Argentina e do Comitê Acadêmico de Discapacidad y Accesibilidad, vinculado à Associação do Grupo de Universidades de Montevideo – CAyAD/AUGM. É coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - LaLis/Unesp e vice-lider do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão), demonstrando produção de conhecimento nas áreas: Políticas Públicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas