O(s) lócus da oferta da educação bilíngue para surdos segundo os planos estaduais e distrital de educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19457Abstract
Na estratégia 4.7 do Plano Nacional de Educação (PNE-2014), as escolas e classes bilíngues e as escolas inclusivas são estabelecidas como lócus da oferta da educação bilíngue para surdos. Esta pesquisa, de caráter documental, busca identificar como as referidas definições estão fixadas no âmbito dos respectivos Planos Estaduais e Distrital de Educação (PEEs e PDE). As análises ancoram-se, sobretudo, nos constructos de Stephen Ball acerca do processo de recontextualização de políticas educacionais. Em diálogo com o PNE, os PEEs e o PDE evidenciam um campo vivo de embates por significados na arena das políticas educacionais para surdos, no Brasil. Como resultado desste embate, os Planos de Educação investigados acomodam múltiplas definições de lócus para a oferta da educação de surdos, oportunizando pensar nos modos de organização educacional que melhor correspondam às necessidades desses estudantes.Downloads
Published
2020-09-21
Issue
Section
Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.