Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguaia em tela

Autores

  • André Mendes Salles Professor adjunto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DHC/CERES/UFRN) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA- UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19657

Resumo

Apresentamos o interesse em refletir sobre os saberes disciplinares da História a partir da Guerra do Paraguai, com foco para a formação inicial e continuada de dois professores de História da Educação Básica no Brasil. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Os professores não se limitaram a narrar ou descrever seus respectivos processos formativos, mas realizaram um processo de reflexão, assinalando relevantes críticas. A fala dos sujeitos da pesquisa nos leva a perceber a influência da formação inicial em suas construções teóricas e/ou interesses sobre a Guerra do Paraguai.

Biografia do Autor

André Mendes Salles, Professor adjunto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DHC/CERES/UFRN) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA- UFPE).

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN). É professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA-UFPE). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em ensino de História, História e Filosofia da Educação e historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimentos escolares, saberes e práticas docentes, formação de professores, materiais e livros didáticos, Currículo, Guerra do Paraguai e historiografia paraguaia.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos