Saberes disciplinares da História e formação de professores no Brasil: a Guerra do Paraguaia em tela

Authors

  • André Mendes Salles Professor adjunto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DHC/CERES/UFRN) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA- UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19657

Abstract

Apresentamos o interesse em refletir sobre os saberes disciplinares da História a partir da Guerra do Paraguai, com foco para a formação inicial e continuada de dois professores de História da Educação Básica no Brasil. A coleta de informações junto aos professores se fez por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de questionário. Os professores não se limitaram a narrar ou descrever seus respectivos processos formativos, mas realizaram um processo de reflexão, assinalando relevantes críticas. A fala dos sujeitos da pesquisa nos leva a perceber a influência da formação inicial em suas construções teóricas e/ou interesses sobre a Guerra do Paraguai.

Author Biography

André Mendes Salles, Professor adjunto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DHC/CERES/UFRN) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA- UFPE).

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN). É professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA-UFPE). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em ensino de História, História e Filosofia da Educação e historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimentos escolares, saberes e práticas docentes, formação de professores, materiais e livros didáticos, Currículo, Guerra do Paraguai e historiografia paraguaia.

Published

2020-09-21

Issue

Section

Articles