Elementos para uma fundamentação filosófica da ludologia: critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação

Autores

  • Leonardo Dias Avanço Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) -Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) - Campus de São José do Rio Preto - Professor Substituto - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Campus de Presidente Prudente - Integrante do Grupo de Pesquisas Cultura Corporal, Saberes e Fazeres
  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Campus de Presidente Prudente - Líder do Grupo de Pesquisas Cultura Corporal, Saberes e Fazeres

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19621

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é propor elementos conceituais para uma fundamentação de critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação. O referencial teórico é a Estética Filosófica de Friedrich von Schiller, particularmente aquela desenvolvida na obra A educação estética do homem: numa série de cartas. A metodologia empregada é de caráter teórico-bibliográfico e hermenêutico, de modo que se buscou pôr em evidência um processo racional que fundamenta a elaboração de critérios de valoração de jogos e sua relação com a educação. Como resultados, por um lado, apresenta-se o processo genético de desdobramento do entendimento analítico, o qual, na busca por elaboração de uma antropologia filosófica plena, culmina em uma profícua conceituação de jogo e de impulso lúdico, capaz de erigir aquilo que aqui se denomina Ludologia; por outro lado, aponta-se uma senda de potencialidades educacionais do jogo.

Biografia do Autor

Leonardo Dias Avanço, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) -Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) - Campus de São José do Rio Preto - Professor Substituto - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Campus de Presidente Prudente - Integrante do Grupo de Pesquisas Cultura Corporal, Saberes e Fazeres

Professor Substituto do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de São José do Rio Preto.

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e membro do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal: Saberes e Fazeres.

José Milton de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Campus de Presidente Prudente - Líder do Grupo de Pesquisas Cultura Corporal, Saberes e Fazeres

Livre Docente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FCT/UNESP e líder do Grupo de Pesquisa "Cultura Corporal: Saberes e Fazeres".

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos