Elementos para uma fundamentação filosófica da ludologia: critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19621Abstract
Resumo: O objetivo deste artigo é propor elementos conceituais para uma fundamentação de critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação. O referencial teórico é a Estética Filosófica de Friedrich von Schiller, particularmente aquela desenvolvida na obra A educação estética do homem: numa série de cartas. A metodologia empregada é de caráter teórico-bibliográfico e hermenêutico, de modo que se buscou pôr em evidência um processo racional que fundamenta a elaboração de critérios de valoração de jogos e sua relação com a educação. Como resultados, por um lado, apresenta-se o processo genético de desdobramento do entendimento analítico, o qual, na busca por elaboração de uma antropologia filosófica plena, culmina em uma profícua conceituação de jogo e de impulso lúdico, capaz de erigir aquilo que aqui se denomina Ludologia; por outro lado, aponta-se uma senda de potencialidades educacionais do jogo.Downloads
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2020-09-21
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