Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19585Resumo
O ensaio tem por escopo analisar de que forma os princípios neoliberais aceitos na escola estão cristalizando um novo senso comum pedagógico. O estudo toma por base pesquisas publicadas em periódicos qualificados que indicam a tese de Laval (2004), de que a ideologia neoliberal na educação cristaliza um novo senso comum que coroa o sentido da educação. A pesquisa é exploratória com coleta de dados em periódicos qualificados (qualis A1 e A2) no Sul do Brasil, publicados no período entre 2018 e 2019. A pesquisa é qualitativa com o método hipotético-dedutivo. A seleção e a análise dos periódicos ocorrem por meio da técnica da metapesquisa. Os resultados permitem aferir que as produções nos periódicos qualificados comprovam a tese de Laval (2004), de que a incorporação da ideologia neoliberal nas escolas tem levado à cristalização de um novo senso comum pedagógico caraterizado pelos princípios da demanda, competividade, liberdade, quantificação, competência, produtividade e capitalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.