Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico

Autores

  • Altair Alberto Fávero UPF
  • Marcio Giusti Trevisol Unoesc/SC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19585

Resumo

O ensaio tem por escopo analisar de que forma os princípios neoliberais aceitos na escola estão cristalizando um novo senso comum pedagógico. O estudo toma por base pesquisas publicadas em periódicos qualificados que indicam a tese de Laval (2004), de que a ideologia neoliberal na educação cristaliza um novo senso comum que coroa o sentido da educação. A pesquisa é exploratória com coleta de dados em periódicos qualificados (qualis A1 e A2) no Sul do Brasil, publicados no período entre 2018 e 2019. A pesquisa é qualitativa com o método hipotético-dedutivo. A seleção e a análise dos periódicos ocorrem por meio da técnica da metapesquisa. Os resultados permitem aferir que as produções nos periódicos qualificados comprovam a tese de Laval (2004), de que a incorporação da ideologia neoliberal nas escolas tem levado à cristalização de um novo senso comum pedagógico caraterizado pelos princípios da demanda, competividade, liberdade, quantificação, competência, produtividade e capitalização.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, UPF

Pós-Doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - ?GIEPES, ligado à Unicamp. E-mail: altairfavero@gmail.com

Marcio Giusti Trevisol, Unoesc/SC

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. E-mail: marcio.trevisol@unoesc.edu.br

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos