Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19585Abstract
O ensaio tem por escopo analisar de que forma os princípios neoliberais aceitos na escola estão cristalizando um novo senso comum pedagógico. O estudo toma por base pesquisas publicadas em periódicos qualificados que indicam a tese de Laval (2004), de que a ideologia neoliberal na educação cristaliza um novo senso comum que coroa o sentido da educação. A pesquisa é exploratória com coleta de dados em periódicos qualificados (qualis A1 e A2) no Sul do Brasil, publicados no período entre 2018 e 2019. A pesquisa é qualitativa com o método hipotético-dedutivo. A seleção e a análise dos periódicos ocorrem por meio da técnica da metapesquisa. Os resultados permitem aferir que as produções nos periódicos qualificados comprovam a tese de Laval (2004), de que a incorporação da ideologia neoliberal nas escolas tem levado à cristalização de um novo senso comum pedagógico caraterizado pelos princípios da demanda, competividade, liberdade, quantificação, competência, produtividade e capitalização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.