Grêmio estudantil e rostidades e agenciamentos binários: capturas curriculares na contemporaneidade

Autores

  • Amarildo Inácio dos Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Gicele Maria Cervi Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19565

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa cuja problemática foi: currículos e rostidades, o que está acontecendo ali? O objetivo foi problematizar o currículo do grêmio estudantil como máquina abstrata de rostidades. A metodologia foi a cartografia que permitiu mapear nove territórios existenciais na escola investigada, dentre os quais selecionei o grêmio estudantil para habitar visando dar visibilidade ao currículo em funcionamento naquele espaço enquanto analisava sua relação com a produção de rostidades. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo construído com registros escritos, fotografias e áudios das reuniões do grupo gravadas com sua autorização. As análises sinalizaram que o currículo do grêmio estudantil opera como máquina abstrata de rostidades inserindo os jovens em uma rostidade elementar participativa enquanto sobrecodifica suas desvianças com rostidades opostas instaurando binarismos que estancam os fluxos da diferença pura ao codificá-los.

Biografia do Autor

Amarildo Inácio dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGED-UFBA) na linha de pesquisa Currículo e (In)formação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB) na linha de pesquisa Educação, cultura e dinâmicas sociais. É licenciado em Música pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e licenciando em Pedagogia pela Unijorge (2019 - 2023). É integrante dos Grupos de Pesquisa: GPEC - Políticas de Educação na Contemporaneidade (FURB). Foi bolsista ID do PIBID Subprojeto Gestão Escolar Democrática (2014-2016). Foi professor de Artes/Música nas Redes Estadual de Ensino de Santa Catarina e Redes Municipais de Ensino de Blumenau-SC e Brusque-SC. Tem publicações nas áreas de educação musical em interface com a diversidade étnica e gestão escolar democrática, bem como, em periódicos com qualis e eventos científicos nas áreas de educação e estudos curriculares. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas escola, currículo, educação, diferenças e produção de subjetividades em interface com campos conceituais oriundos dos paradigmas pós-estruturalista, pós-colonialista e estudos subalternos.

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (1998) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010). Atualmente é professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, formação e gestão. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB de 2011 até 2018.Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016. Vice Coordenadora do Forum-Sul (09/18 - 03/2019) -Coordenadora do Programa Pós-Graduação em Educação da FURB 2017-2019. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos