Grêmio estudantil e rostidades e agenciamentos binários: capturas curriculares na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19565Abstract
Este artigo traz resultados de uma pesquisa cuja problemática foi: currículos e rostidades, o que está acontecendo ali? O objetivo foi problematizar o currículo do grêmio estudantil como máquina abstrata de rostidades. A metodologia foi a cartografia que permitiu mapear nove territórios existenciais na escola investigada, dentre os quais selecionei o grêmio estudantil para habitar visando dar visibilidade ao currículo em funcionamento naquele espaço enquanto analisava sua relação com a produção de rostidades. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo construído com registros escritos, fotografias e áudios das reuniões do grupo gravadas com sua autorização. As análises sinalizaram que o currículo do grêmio estudantil opera como máquina abstrata de rostidades inserindo os jovens em uma rostidade elementar participativa enquanto sobrecodifica suas desvianças com rostidades opostas instaurando binarismos que estancam os fluxos da diferença pura ao codificá-los.
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