Violência sexual contra crianças: a categoria de gênero nos estudos da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19292Resumo
O artigo analisa a categoria de gênero nos estudos sobre violência sexual contra crianças da área da Educação (1987-2015). A produção examinada, levantada no Banco de Teses e Dissertações do portal CAPES, foi dividida em três grupos: a) a invisibilidade do gênero e o uso de outras categorias para a análise da violência sexual contra crianças; b) a menção ao gênero, mas sem articular as construções de gênero com a análise da produção da violência sexual contra crianças; c) a articulação entre as relações de gênero e a produção da violência sexual contra crianças. Os resultados ressaltam que não existe apenas uma forma de análise da violência sexual contra crianças na área da educação, mostrando os distintos matizes de possíveis aproximações da produção acadêmica sobre o tema, além de fornecer pistas para as aproximações e distanciamentos desta produção com a perspectiva de gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.