Violência sexual contra crianças: a categoria de gênero nos estudos da educação

Authors

  • Raquel Baptista Spaziani Docente do departamento de Psicologia, da Universidade Ibirapuera, São Paulo e professora substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Sorocaba.
  • Cláudia Pereira Vianna Professora Associada Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19292

Abstract

O artigo analisa a categoria de gênero nos estudos sobre violência sexual contra crianças da área da Educação (1987-2015). A produção examinada, levantada no Banco de Teses e Dissertações do portal CAPES, foi dividida em três grupos: a) a invisibilidade do gênero e o uso de outras categorias para a análise da violência sexual contra crianças; b) a menção ao gênero, mas sem articular as construções de gênero com a análise da produção da violência sexual contra crianças; c) a articulação entre as relações de gênero e a produção da violência sexual contra crianças. Os resultados ressaltam que não existe apenas uma forma de análise da violência sexual contra crianças na área da educação, mostrando os distintos matizes de possíveis aproximações da produção acadêmica sobre o tema, além de fornecer pistas para as aproximações e distanciamentos desta produção com a perspectiva de gênero.

Author Biographies

Raquel Baptista Spaziani, Docente do departamento de Psicologia, da Universidade Ibirapuera, São Paulo e professora substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Sorocaba.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, Unesp/Araraquara. Docente do departamento de Psicologia, da Universidade Ibirapuera, São Paulo e professora substituta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Sorocaba.

Cláudia Pereira Vianna, Professora Associada Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Doutora em Educação e Livre Docência, ambos pela Universidade de São Paulo. Professora Associada Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É líder  do  Grupo  de  Estudos  de  Gênero  Educação  e  Cultura  Sexual  (EdGES).

Published

2020-09-21

Issue

Section

Articles