Violência sexual contra crianças: a categoria de gênero nos estudos da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19292Abstract
O artigo analisa a categoria de gênero nos estudos sobre violência sexual contra crianças da área da Educação (1987-2015). A produção examinada, levantada no Banco de Teses e Dissertações do portal CAPES, foi dividida em três grupos: a) a invisibilidade do gênero e o uso de outras categorias para a análise da violência sexual contra crianças; b) a menção ao gênero, mas sem articular as construções de gênero com a análise da produção da violência sexual contra crianças; c) a articulação entre as relações de gênero e a produção da violência sexual contra crianças. Os resultados ressaltam que não existe apenas uma forma de análise da violência sexual contra crianças na área da educação, mostrando os distintos matizes de possíveis aproximações da produção acadêmica sobre o tema, além de fornecer pistas para as aproximações e distanciamentos desta produção com a perspectiva de gênero.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.