Agrinido, um encontro das crianças com a natureza em territórios rurais, na Itália
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18712Resumo
O texto reflete sobre os elementos constitutivos do modelo Agrinido de atendimento a crianças entre um e três anos na Itália, com ênfase na experiência da região de Marche, visto como uma oportunidade para estabelecimento de uma boa aliança educativa entre escola, natureza, crianças e família no âmbito rural. As proposições pedagógicas com as crianças na relação com o território enfatizam as atividades exploratórias dos ambientes e lugares, a observação e aproximação curiosa às vivências inéditas, a movimentação ampla em área aberta, as atividades sensoriais com os elementos “vivos” e inanimados do contexto. A experiência do “modelo Agrinido marchiano”, assim como, as práticas educativas adotadas no dia a dia do trabalho pedagógico podem se colocar em diálogo com os desafios brasileiros para uma educação infantil de qualidade que inclua as especificidades dos territórios rurais e a oferta de cuidados e educação às crianças nestas áreas; podendo ser aprofundadas em outros trabalhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.