Agrinido, um encontro das crianças com a natureza em territórios rurais, na Itália

Authors

  • Catarina Moro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18712

Abstract

O texto reflete sobre os elementos constitutivos do modelo Agrinido de atendimento a crianças entre um e três anos na Itália, com ênfase na experiência da região de Marche, visto como uma oportunidade para estabelecimento de uma boa aliança educativa entre escola, natureza, crianças e família no âmbito rural. As proposições pedagógicas com as crianças na relação com o território enfatizam as atividades exploratórias dos ambientes e lugares, a observação e aproximação curiosa às vivências inéditas, a movimentação ampla em área aberta, as atividades sensoriais com os elementos “vivos” e inanimados do contexto. A experiência do “modelo Agrinido marchiano”, assim como, as práticas educativas adotadas no dia a dia do trabalho pedagógico podem se colocar em diálogo com os desafios brasileiros para uma educação infantil de qualidade que inclua as especificidades dos territórios rurais e a oferta de cuidados e educação às crianças nestas áreas; podendo ser aprofundadas em outros trabalhos.

 

Author Biography

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em Psicologia (1989), Especialista em Educação Infantil (2000), Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência (2002) e Doutora em Educação (2009) pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

Published

2020-09-21

Issue

Section

Dossiê - Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche