Agrinido, um encontro das crianças com a natureza em territórios rurais, na Itália
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18712Abstract
O texto reflete sobre os elementos constitutivos do modelo Agrinido de atendimento a crianças entre um e três anos na Itália, com ênfase na experiência da região de Marche, visto como uma oportunidade para estabelecimento de uma boa aliança educativa entre escola, natureza, crianças e família no âmbito rural. As proposições pedagógicas com as crianças na relação com o território enfatizam as atividades exploratórias dos ambientes e lugares, a observação e aproximação curiosa às vivências inéditas, a movimentação ampla em área aberta, as atividades sensoriais com os elementos “vivos” e inanimados do contexto. A experiência do “modelo Agrinido marchiano”, assim como, as práticas educativas adotadas no dia a dia do trabalho pedagógico podem se colocar em diálogo com os desafios brasileiros para uma educação infantil de qualidade que inclua as especificidades dos territórios rurais e a oferta de cuidados e educação às crianças nestas áreas; podendo ser aprofundadas em outros trabalhos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.