Grounded Theory: conceito, desafios e os usos na Educação Histórica
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18749Resumo
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um histórico sobre a Grounded Theory (GT), estabelecendo algumas reflexões epistemológicas envolvendo essa metodologia, dentro do campo de pesquisa qualitativa. Primeiramente será abordado o contexto de surgimento da GT, nos Estados Unidos, na década de 1960, em estudos no âmbito das Ciências Sociais (GLASER e STRAUSS, 1967). Em seguida, serão apresentadas algumas transformações pelas quais essa metodologia passou ao longo dos anos. Por fim, também procurou-se evidenciar como a Educação Histórica se apropriou da Grounded Theory para suas pesquisas, analisando os aspectos dessa metodologia que podem favorecer o processo de pesquisa neste campo de investigação.
Palavras-chave: Grounded Theory; pesquisa qualitativa; Educação Histórica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.