Grounded Theory: conceito, desafios e os usos na Educação Histórica
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18749Abstract
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um histórico sobre a Grounded Theory (GT), estabelecendo algumas reflexões epistemológicas envolvendo essa metodologia, dentro do campo de pesquisa qualitativa. Primeiramente será abordado o contexto de surgimento da GT, nos Estados Unidos, na década de 1960, em estudos no âmbito das Ciências Sociais (GLASER e STRAUSS, 1967). Em seguida, serão apresentadas algumas transformações pelas quais essa metodologia passou ao longo dos anos. Por fim, também procurou-se evidenciar como a Educação Histórica se apropriou da Grounded Theory para suas pesquisas, analisando os aspectos dessa metodologia que podem favorecer o processo de pesquisa neste campo de investigação.
Palavras-chave: Grounded Theory; pesquisa qualitativa; Educação Histórica
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.