Grounded Theory: conceito, desafios e os usos na Educação Histórica

Authors

  • Ana Beatriz Accorsi Thomson Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora de História da Educação Básica no estado do Paraná.
  • Marlene Cainelli Doutora em História Social pela Universidade Estadual do Paraná (UFPR). Professora e pesquisadora dos programas de mestrado e doutorado em Educação e do mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18749

Abstract

Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um histórico sobre a Grounded Theory (GT), estabelecendo algumas reflexões epistemológicas envolvendo essa metodologia, dentro do campo de pesquisa qualitativa. Primeiramente será abordado o contexto de surgimento da GT, nos Estados Unidos, na década de 1960, em estudos no âmbito das Ciências Sociais (GLASER e STRAUSS, 1967). Em seguida, serão apresentadas algumas transformações pelas quais essa metodologia passou ao longo dos anos. Por fim, também procurou-se evidenciar como a Educação Histórica se apropriou da Grounded Theory para suas pesquisas, analisando os aspectos dessa metodologia que podem favorecer o processo de pesquisa neste campo de investigação.

Palavras-chave: Grounded Theory; pesquisa qualitativa; Educação Histórica

 

Published

2020-09-21

Issue

Section

Articles