Por uma nova Geografia Escolar: a avaliação dos programas e livros didáticos de geografia pela Caldeme

Autores

  • Juliana Miranda Filgueiras Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.17580

Resumo

Resumo: O artigo examina a avaliação dos programas e livros didáticos de Geografia realizada pelo professor James B. Vieira da Fonseca para a Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino, em 1957. Para tanto, utiliza-se como referência as discussões de Chervel e Choppin, sobre a história das disciplinas escolares e sua relação com a história dos livros didáticos e das políticas públicas para esses materiais. A análise das fontes permitiu verificar que avaliação produzida por Fonseca, ao avaliar manuais didáticos e programas de Geografia para o ensino secundário, se inseria nos diagnósticos produzidos pela Campanha que visavam repensar a educação no Brasil. O autor, professor de Didática de Geografia da Faculdade Nacional de Filosofia, produziu críticas e propôs mudanças para a renovação dessa disciplina escolar, com ênfase na pedagogia moderna e o deslocamento do ensino para a aprendizagem dos estudantes. Em meio as mudanças da escola secundária, os jovens deveriam formar espíritos críticos, reflexivos, conscientes e ativos.

Palavras-chaves: Caldeme, Geografia Escolar, avaliação

 

Biografia do Autor

Juliana Miranda Filgueiras, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Artigos