Por uma nova Geografia Escolar: a avaliação dos programas e livros didáticos de geografia pela Caldeme
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.17580Abstract
Resumo: O artigo examina a avaliação dos programas e livros didáticos de Geografia realizada pelo professor James B. Vieira da Fonseca para a Campanha do Livro Didático e Manuais de Ensino, em 1957. Para tanto, utiliza-se como referência as discussões de Chervel e Choppin, sobre a história das disciplinas escolares e sua relação com a história dos livros didáticos e das políticas públicas para esses materiais. A análise das fontes permitiu verificar que avaliação produzida por Fonseca, ao avaliar manuais didáticos e programas de Geografia para o ensino secundário, se inseria nos diagnósticos produzidos pela Campanha que visavam repensar a educação no Brasil. O autor, professor de Didática de Geografia da Faculdade Nacional de Filosofia, produziu críticas e propôs mudanças para a renovação dessa disciplina escolar, com ênfase na pedagogia moderna e o deslocamento do ensino para a aprendizagem dos estudantes. Em meio as mudanças da escola secundária, os jovens deveriam formar espíritos críticos, reflexivos, conscientes e ativos.
Palavras-chaves: Caldeme, Geografia Escolar, avaliação
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.