Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio

Autores

  • Wilma Baía Coelho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Carlos Aldemir Farias da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16824

Resumo

O presente artigo analisa as relações de sociabilidade e de discriminação dos adolescentes-juvenis em suas vivências em grupo na escola de Ensino Médio em diferentes dimensões. Busca, ainda, compreender como lidam com o diferente de si.  Nossas análises advêm das observações, questionários, entrevistas e grupos de discussão realizados com 184 adolescente-juvenis de uma escola pública de Belém do Pará. A partir de nossa interlocução com os estudantes acionamos os conceitos de representação, hierarquia e socialização, os quais nos permitiram compreender que, a despeito da sociabilidade havida, a discriminação se presentifica.  Parece haver um descompasso entre o que escola se propõe a ensinar e o que os estudantes, efetivamente, aprendem, porque o processo de formação dos mesmos, não se restringe aos limites da sala de aula, mas espraia-se para além dela.

Biografia do Autor

Wilma Baía Coelho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Sou doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Exerço, como docente Adjunto IV, atividades junto a Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, atuo na condição de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) e do Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da UFPA (PPHIST); Atuo, principalmente, nos seguintes temas: Formação de professores, Relações étnico-raciais na Escola, História da Educação, Ensino de História, Legislação educacional, sociabilidades adolescentes. Atualmente, desenvolvo pesquisa sobre o consumo de músicas entre jovens de escolas paraenses. Integra o NEAB\UFPA Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais (GERA\UFPA). Bolsista Produtividade do CNPq

Carlos Aldemir Farias da Silva, UFPA

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC São Paulo. Docente da UFPA, atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Integra o NEAB\UFPA Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais (GERA\UFPA).

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos