Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.16824Abstract
O presente artigo analisa as relações de sociabilidade e de discriminação dos adolescentes-juvenis em suas vivências em grupo na escola de Ensino Médio em diferentes dimensões. Busca, ainda, compreender como lidam com o diferente de si. Nossas análises advêm das observações, questionários, entrevistas e grupos de discussão realizados com 184 adolescente-juvenis de uma escola pública de Belém do Pará. A partir de nossa interlocução com os estudantes acionamos os conceitos de representação, hierarquia e socialização, os quais nos permitiram compreender que, a despeito da sociabilidade havida, a discriminação se presentifica. Parece haver um descompasso entre o que escola se propõe a ensinar e o que os estudantes, efetivamente, aprendem, porque o processo de formação dos mesmos, não se restringe aos limites da sala de aula, mas espraia-se para além dela.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.