Onde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX

Autores

  • Mirian Jorge Warde Universidade Federal de São Paulo-Guarulhos
  • Ana Cristina Santos Matos Rocha Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16781

Resumo

Enquanto a escolarização básica norte-americana tornava-se objeto de interesse internacional por sua universalidade e práticas inovadoras, o ensino superior universitário excluía as mulheres de maneira sistemática. Somente em fins do século XIX, graças à criação de colleges femininos e à adoção da coeducação em universidades estaduais, foi quebrada parte da resistência à presença das mulheres nas mais altas carreiras. Este artigo focaliza os processos universitários de inclusão e exclusão feminina nos Estados Unidos entre as décadas finais do século XIX e as décadas iniciais do século XX, destacando o papel dos colleges e departamentos de educação na absorção dessa demanda, assim como os preconceitos em torno dessas instituições. A historiografia feminista norte-americana contribui de modo especial para este estudo.

Palavras-chave: Teachers Colleges, universidade, educação feminina.

Biografia do Autor

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo-Guarulhos

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela PUC-SP (1976) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela mesma Instituição (1984). Realizou estágio pós-doutoral na Columbia University (2001-2002). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [1973-2006]; coordenadora do programa de pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade de 1993 - 2000 e 2003-2004; representante da área de Educação junto à capes nos períodos de 1993-1995 (como vice) e de 1995 a 1998 como titular; professor credenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP - campus de Guarulhos e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP-Araraquara.

Ana Cristina Santos Matos Rocha, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (2008), mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2011) e é doutora em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Desenvolve pesquisa na área de história da educação, com ênfase no intercâmbio de idéias entre Brasil e Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização