A didática e a docência no contexto da licenciatura em dança
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.13783Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa com um grupo de estudantes concluintes de um curso de licenciatura em dança que buscou investigar o que prevalece como didática nos cursos de formação de professores. O estudo orientou-se pelos objetivos de analisar conhecimentos sobre a docência construídos por meio do estudo de didática por futuros professores, assim como as contribuições da formação em didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. O quadro teórico foi construído a partir de três eixos conceituais: (i) sobre o ensino enquanto especificidade profissional docente, com base em Roldão; (ii) sobre a base de conhecimento profissional docente a partir do que propõem alguns autores, entre os quais Gauthier; (iii) sobre concepções de formação de professores segundo Cochran-Smith e Lytle. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário e foram realizados grupos de discussão. Três eixos de análise sumarizam os resultados, a saber: (i) O que se ensina em didática? (ii) Como se ensina em didática? (iii) Que nível de importância se atribui à interferência do professor formador? Os resultados apontam que o ensino de didática, embora pareça superar a tendência prescritiva, trata de temas importantes à compreensão do processo de ensino, porém, com pouco investimento no reconhecimento do ensino enquanto ação especializada e na necessidade de construção da base de conhecimento profissional docente, fazendo prevalecer uma formação para a prática, com ênfase aplicacionista.
Palavras-chave: didática, formação de professores, licenciatura em dança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.