A didática e a docência no contexto da licenciatura em dança

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cecília Silvano Batalha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.13783

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa com um grupo de estudantes concluintes de um curso de licenciatura em dança que buscou investigar o que prevalece como didática nos cursos de formação de professores. O estudo orientou-se pelos objetivos de analisar conhecimentos sobre a docência construídos por meio do estudo de didática por futuros professores, assim como as contribuições da formação em didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. O quadro teórico foi construído a partir de três eixos conceituais: (i) sobre o ensino enquanto especificidade profissional docente, com base em Roldão; (ii) sobre a base de conhecimento profissional docente a partir do que propõem alguns autores, entre os quais Gauthier; (iii) sobre concepções de formação de professores segundo Cochran-Smith e Lytle. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário e foram realizados grupos de discussão. Três eixos de análise sumarizam os resultados, a saber: (i) O que se ensina em didática? (ii) Como se ensina em didática? (iii) Que nível de importância se atribui à interferência do professor formador? Os resultados apontam que o ensino de didática, embora pareça superar a tendência prescritiva, trata de temas importantes à compreensão do processo de ensino, porém, com pouco investimento no reconhecimento do ensino enquanto ação especializada e na necessidade de construção da base de conhecimento profissional docente, fazendo prevalecer uma formação para a prática, com ênfase aplicacionista.

Palavras-chave: didática, formação de professores, licenciatura em dança.

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1992), especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Realizou estágio pós doutoral (CNPq PDJ) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), sob a supervisão da professora Marli André. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRj, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Anteriormente, atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.

Cecília Silvano Batalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Licenciada em Educação Física pela mesma Universidade (2008), Pós-graduada em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares (FE/UFRJ-2012). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/FE-UFRJ-2016), onde está cursando o doutorado na Linha de Pesquisa Currículo, Docência e Linguagem, sob a orientação da Profa. Dra. Giseli Barreto da Cruz (2017 - 2021). Integrante, desde 2014, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/FE-UFRJ ), grupo vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Atualmente é professora de Educação Física na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME). Tem experiência na área de Dança e Educação Física, com ênfase em Educação.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos