Parceria e governamentalidade: ferramentas para problematizar as relações socioeducacionais contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.14978Resumo
Este artigo descreve e analisa as relações socioeducacionais contemporâneas, utilizando como ferramentas o conceito de governamentalidade, de Michel Foucault, e o conceito de parceria, tal como proposto por Dal’Igna (2011) e Sierra (2013). Para sustentar a análise, apresentamos parte dos resultados de duas pesquisas desenvolvidas no campo da Educação sobre as relações de parceria: a primeira, entre família e escola; a segunda, entre Estado e movimentos sociais. Os resultados mostram que essas relações de parceria se tornam fundamentais para maximizar o governamento dos sujeitos a um custo político e econômico mínimo. O que importa é investir na parceria, fazendo com que cada um – mulheres-mães de crianças com baixo desempenho escolar ou os sujeitos da diversidade sexual, por exemplo – assuma responsabilidades e conduza suas ações para promover mudanças sociais.
Palavras-chave: parceria, governamentalidade, educação.
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