Parceria e governamentalidade: ferramentas para problematizar as relações socioeducacionais contemporâneas

Autores

  • Maria Cláudia Dal'Igna Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Jamil Cabral Sierra Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.14978

Resumo

Este artigo descreve e analisa as relações socioeducacionais contemporâneas, utilizando como ferramentas o conceito de governamentalidade, de Michel Foucault, e o conceito de parceria, tal como proposto por Dal’Igna (2011) e Sierra (2013). Para sustentar a análise, apresentamos parte dos resultados de duas pesquisas desenvolvidas no campo da Educação sobre as relações de parceria: a primeira, entre família e escola; a segunda, entre Estado e movimentos sociais. Os resultados mostram que essas relações de parceria se tornam fundamentais para maximizar o governamento dos sujeitos a um custo político e econômico mínimo. O que importa é investir na parceria, fazendo com que cada um – mulheres-mães de crianças com baixo desempenho escolar ou os sujeitos da diversidade sexual, por exemplo – assuma responsabilidades e conduza suas ações para promover mudanças sociais.

Palavras-chave: parceria, governamentalidade, educação.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos/CNPq).

Jamil Cabral Sierra, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013), bolsista de estágio doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2012), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999). Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal do Paraná, atuando como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPR) e no curso de Linguagem e Comunicação (Setor Litoral/UFPR). Pesquisador do Núcleo de Estudo de Gênero - NEG (UFPR/CNPq).

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Publicado

2018-09-19

Edição

Seção

Artigos