Escolanovismo católico em manuais de pedagogia de Everardo Backheuser (1934-1948)

Autores

  • Maristela da Rosa Secretaria de Estado da Educação SC
  • Gladys Mary Ghizoni Teive UDESC

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.15986

Resumo

A partir das concepções de campo de Pierre Bourdieu e de apropriação e representação de Roger Chartier, caracterizamos o projeto educacional backheusiano, representado pelo escolanovismo católico expresso em Técnica da Pedagogia Moderna de 1934 e Manual de Pedagogia Moderna de 1948. Para tanto, entrecruzamos estes manuais, a Encíclica Divini Illius Magistri, de 1929, texto norteador do pensamento pedagógico de Everardo, e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, documento seminal do movimento escolanovista no Brasil. No campo de luta entre os ideais de educação católicos e escolanovistas, Backheuser emergiu como representante de uma “terceira via” ao propor uma educação integral transversalizada pelo catolicismo, que representou a sua apropriação da Escola Nova. Este projeto mostra a intervenção católica na configuração e na difusão da Escola Nova e indícios de uma versão singular do escolanovismo que foi disseminada entre os professores primários nas décadas de 1930 e 1940.

Palavras-chave: Escolanovismo católico, manuais de pedagogia, Everardo Backheuser.

Biografia do Autor

Maristela da Rosa, Secretaria de Estado da Educação SC

Orientadora Educacional na Secretaria de Estado da Educação em SC; Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gladys Mary Ghizoni Teive, UDESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com Sandwich na área de Currículo no Centro de Investigación Manes, da UNED, em Madri. É professora titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, na linha de História e Historiografia da Educação. Tem diversos trabalhos publicados na forma de livros, capítulos de livros e artigos, dentre os quais “Modernização econômica e formação de professores em Santa Catarina”, publicado pela EDUFSC, “Uma vez normalista, sempre normalista: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense: 1911-1935)”, publicado pela Editora Insular e “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918)”, em parceria com Norberto Dallabrida, publicado pela Mercado de Letras; “Professor Areão: experiências de um 'bandeirante paulista do ensino' em Santa Catarina (1912-1950)”, publicado pela Editora Insular.  Pós-doutora  pelo Centro de Investigación MANES, da UNED, na área de manuais escolares.

Downloads

Publicado

2018-09-15

Edição

Seção

Dossiê: Escola Nova Católica” em países europeus e no Brasil