O “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14989Resumo
Este artigo aborda a experiência do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, tendo como objetivo debater o “novo paradigma da politecnia” como fundamento e princípio orientador da política educacional do Governo Tarso Genro (2011-2014). Metodologicamente, apoia-se em pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e entrevista em profundidade submetida a análise de conteúdo. Como resultados, afirmamos que as propostas da “escola nova” influenciaram os intelectuais socialistas e suas ideias pedagógicas chegaram à Rússia, onde foram muito difundidas, antes mesmo da revolução soviética. Ali, tais ideias sofreram algumas restrições, sendo tomadas pelas forças progressistas como parâmetro do debate sobre a renovação da escola em uma sociedade que lutava para construir o socialismo e desenvolver a indústria. Na implementação da política educacional no RS e na atuação das escolas, reproduzem- se dissonâncias e incompreensões sobre a dimensão conceitual da educação politécnica.
Palavras-chave: política educacional, ensino médio politécnico, politecnia.
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