The “new paradigm of polytechnics” in the experience of Polytechnic High School in Rio Grande do Sul, Brazil

Authors

  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rosemary Dore Heijmans Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.14989

Abstract

This text addresses the experience of the Polytechnic Secondary School in the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, aiming at discussing the “new paradigm” that has the Polytechnic as the foundation and guiding principle of the educational policy of the Governor Tarso Genro (2011-2014). Methodologically, this study is supported by bibliographical research, literature review and in-depth interview submitted to content analysis. As results, we affirm that the proposals of the “new school” influenced the socialist intellectuals. His pedagogical ideas came to Russia, where they were widespread, even before the Soviet revolution. There, although such ideas suffered some restrictions, the progressive forces took them as a parameter for the debate about the renewal of the school in a society that struggled to be socialist and industrially developed. In the implementation of the educational policy in RS and in the performance of schools, dissonances and misunderstandings about the conceptual dimension of polytechnic education are reproduced.

Keywords: educational policy, polytechnic high school, polytechnic.

Author Biographies

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação(1982) e mestrado(1995) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora coordenando o Projeto de Pesquisa Evasão no Ensino Médio e Superior no município de São Leopoldo. Tem experiência em Gestão Universitária com atuação na coordenação de cursos de graduação e Pós-graduação Lato Senso e áreas administrativas Tem experiência acadêmica e produção nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Trajetórias Profissionais, Biografias Formadoras, Processos de Trabalho e Relações de Trabalho, Qualidade de Vida, Metodologias de Pesquisa, Gestão Educacional, Políticas Públicas e Avaliação Educacional, Indicadores de Qualidade - taxas de fluxo escolar (Evasão, Repetência/ Reprovação, Defasagem idade-série, Tempo médio de conclusão) e exames de proficiência. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) - UFMG e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS. Experiência em Gestão do Ensino Superior e atualmente é Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de de Prevenção da Evasão Escolar (ABAPEVE) .Site da pesquisa: http://evasaoescolar.com.br/

Rosemary Dore Heijmans, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. Concluiu o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 1992, defendendo a tese "A concepção gramsciana do Estado e o debate sobre a escola". A tese de mestrado foi defendida na Faculdade de Educação da UFMG (1982), com o título "Formação de técnicos de nível superior no Brasil: do engenheiro de operação ao tecnólogo". Realizou dois programas de pós-doutorado: o primeiro no Istituto di Scienze Filosofiche e Pedagogiche da Universidade de Urbino, na Itália, entre 2000 e 2001, com a colaboração do professor Domenico Losurdo; o segundo na Universidade Ca Foscari de Veneza (Itália), entre 2005 e 2006, no âmbito de um acordo de colaboração internacional com a UFMG. Atualmente, é líder dos grupos de pesquisa ?Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)? e ?Sétima Arte de Cinema e Educação?, que integram o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Também realiza no campo filosófico estudos sobre o aporte teórico do socialista italiano Antonio Gramsci para a educação. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica.

Published

2018-05-23

Issue

Section

Articles