Encontro entre Educação Especial e Educação Inclusiva: a formação de professores-mediadores na área da deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.13231Resumo
A formação de professores para educação inclusiva com foco em deficiência intelectual se caracteriza como um desafio nacional. Assim, as estratégias de pesquisa para a formação ocupam um lugar importante na busca de soluções para equipar professores comuns em uma prática pedagógica que atenda às necessidades dos escolares com deficiência intelectual. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de capacitar professores especialistas da Rede Municipal de Educação de São Paulo, por meio de uma estratégia piramidal, para atuarem como mediadores nas escolas com os seus pares. O estudo incluiu 220 profissionais, os quais foram responsáveis pela formação dos seus colegas na escola, por meio de um planejamento estratégico piramidal. A análise com base em questionários respondidos por professores-mediadores, seus comentários descritivos e registros no diário de campo mostra que a estratégia piramidal foi favorável e que a formação necessária chegou ao seu destino: o professor da classe comum.
Palavras-chave: formação de professores, estratégia piramidal, deficiência intelectual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.