Meeting of Special Education and Inclusive Education: The training of mediator teachers in the field of intellectual disability

Authors

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências e Programa de Pós graduação em Educação - campus de Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.13231

Abstract

The teacher training aimed at the work with inclusive education with a focus on intellectual disabilities has been characterized as a major national challenge. Thus, the research strategies for training occupies an important place in this debate, in the search for solutions to equip ordinary teachers in a pedagogical practice that meets the needs of students with intellectual disabilities. Therefore, the objective of this study was to train specialist teachers of the Municipal Net of Education of São Paulo, through a pyramidal strategy, to act as mediators with their peers. The study included 220 professionals, who were responsible for training their peers in school, through a pyramidal strategic planning. The analysis based on questionnaires answered by mediator teachers, their descriptive comments, and records in field diary shows that the pyramidal strategy was favorable and that the necessary training reached its destination: the teacher of the common class.

Keywords: teacher training, pyramidal strategy, intellectual disability.

Author Biography

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências e Programa de Pós graduação em Educação - campus de Marília, SP

Bolsista Produtividade - CNPQ, nivel 2. Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, na graduação e pós-graduação. Livre-docente em Educação Especial (UNESP), Doutora em Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Pedagoga (USP). Coordenadora Geral do I Congresso Internacional em Educação Especial e Inclusiva e da XIII Jornada de Educação Especial , a ser promovida pelo Departamento Especial da UNESP, campus de Marília, em maio de 2016. Exerce a função de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, conceito 5 pela CAPES. Exerce a função de especialista na área de Deficiência intelectual, no Curso de Especialização em Educação Especial - deficiência intelectual, ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Foi coordenadora de três edições em curso de especialização de formação de professores em Educação Especial, num convênio junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo e temporariamente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância, no período de maio de 2009 a novembro de 2010. Também exerceu assessoria pedagógica, na área da Educação Especial, junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo, durante 4 anos. Elaborou um Referencial de Avaliação da Aprendizagem na área da deficiência intelectual, para o Ensino Fundamental, ciclos 1 e 2 e para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, e acompanhou a aplicação desse referencial na rede municipal de educação de São Paulo. Atualmente coordena um projeto internacional e interinstitucional envolvendo a Universidade de Havana (Cuba), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo) e a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. É líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão Social - GEPIS, em parceria com Maria Candida Soares Del Masso e coordenadora do Grupo de Estudos Políticos e Pedagógicos sobre Inclusão - GEPPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, currículo, avaliação, educação especial e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de deficiência, práticas pedagógicas inclusivas, avaliação educacional, aprendizagem e formação de professores.

Published

2018-05-23

Issue

Section

Articles